terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Farmacias Clandestinas 1

De acordo com levantamento feito pelo Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA), algumas das farmácias em funcionamento na cidade de Buerarema na Bahia, são clandestinas. Desse modo, os consumidores precisam redobrar os cuidados na hora de comprar os produtos nos estabelecimentos.
A regularização envolve registro no conselho, autorização da vigilância sanitária para funcionamento, além de contratação de um farmacêutico responsável pelo estabelecimento. O descumprimento das exigências leva à processos éticos julgados no CRF-BA.
O CRF apontou que são 4.184 estabelecimentos devidamente registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contra 1.185 funcionando na clandestinidade. Entre a maioria dos processos está a ausência de profissionais farmacêuticos nestes estabelecimentos.
A falta do registro legal expõe consumidores a riscos que vão desde medicamentos mal armazenados a vendas de produtos fora do prazo de validade. Esse problema acontece de maneira acentuada nas farmácias do interior da Bahia, inclusive em Buerarema, onde medicamentos que deviam estar refrigerados ficam recebendo o calor do sol por todo o dia. Segundo o presidente do Conselho, Altamiro José dos Santos, o procedimento do CRF é denunciar ao Ministério Público e às vigilâncias sanitárias dos municípios, mas a fiscalização não dá conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário